segunda-feira, 6 de abril de 2009

PermaculTURISMO em Itajubá




Em Itajubá, temos uma propriedade que a 2 anos atraz, iniciamos um trabalho de recuperação de uma grande área que antes era utilizada para pasto.





A propriedade está situada a 1300m de altitude, e também aos pés de uma bela Montanha chamada Pedra Aguda. Esta Montanha oferece inumeras oportunidades para a prática de atividades de aventura, como trekking, escalada em rocha, rapel e mountain bike.





Hoje, nossa imersão na filosofia da Permacultura, pois acreditamos que este seja o mais importante conceito de harmonia entre a relação homem x natureza.







Há dois anos, construimos um abrigo de montanha onde tentamos reaproveitar ao máximo todos os materiais possíveis, criamos um sistema de tratamento do esgoto através da fossa séptica biodgestora, plantamos mais de 1000 mudas nativas na principal nascente de água, formamos um capão de eucalipto para a própria manutenção do sítio, preparamos uma horta onde já estamos produzindo alguns alimentos orgânicos e criamos uma infraestrutura para receber pessoas interessadas em acampar e praticar atividades voltadas ao Montanhismo.




Desta forma, pretendemos criar um local que possa servir de exemplo para outros sitiantes interessados em andar em pleno equilíbrio com o meio natural.