Como nasceu a APOMM



Em assembléia geral no dia 27/07/05, na sede da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço, foi criada a Associação de Produtores Orgânicos Montanhas da Mantiqueira – APOMM, com sede provisória à Rua Ariosto Francia, 588, São Lourenço - MG. A associação visa a integração socioeconômica solidária e o trabalho com todas as camadas sociais para o desenvolvimento e prática da agricultura orgânica, integrando os municípios do complexo da serra da Mantiqueira. A produção de alimentos orgânicos tem por objetivo recuperar a capacidade produtiva do solo sem o uso de produtos químicos, salvo os permitidos em legislação vigente, não agredindo o ambiente e produzindo alimentos de alto valor biológico, sadios, equilibrados e sem contaminação.

A APOMM agrega as categorias de associados: produtores (pequenos produtores de cereais, horticultura, fruticultura, apicultura, laticínios e seus derivados, entre outros produtos), consumidores (os que têm como principal interesse o consumo dos produtos naturais e orgânicos) e prestadores de serviços (pessoa física ou jurídica que atendam às normas e princípios da produção orgânica e agroecológica e preste quaisquer serviços de consultoria, beneficiamento, industrialização, estocagem, transporte ou comercialização ao associado individualmente ou à associação como entidade), conforme regem seu Estatuto Social e seu Regimento Interno.

Em 2009 a APOMM reviu seu ideário e ampliou sua atuação: criou a Feira Permacultural e mudou sua denominação para ASSOCIAÇÃO PERMACULTURAL MONTANHAS DA MANTIQUEIRA, com sede provisória no Box nº 05 do Mercado Municipal de São Lourenço, onde são comercializados os produtos de seus associados. Os associados se reúnem mensalmente e sempre que necessário, sendo as reuniões abertas aos interessados. O grupo de associados está recebendo orientação do projeto "Cultura da Cooperação" do SEBRAE. A associação é aberta a novos parceiros: contatos pelo email: feiraapomm@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário