quarta-feira, 27 de maio de 2009

Está chegando: Apomm Permacultural vem com tudo!

Os preparativos e a organização da feira Apomm Permacultural seguem a pleno vapor. Mais uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (20), na Fundação Municipal de Cultura de São Lourenço. Representantes da Associação de Produtores Orgânicos Montanhas da Mantiqueira (Apomm), da sociedade civil, e autoridades políticas estiveram presentes.

No último encontro, decisões importantes foram tomadas. Um dos exemplos é a mudança do local em que a feira será realizada. O novo espaço escolhido pelos organizadores é a Praça da Estação. O local está sendo reformado e, por conta disso, promete assegurar uma estrutura melhor aos feirantes e visitantes. Outro ponto importante para a estrutura da feira, e que motivou a mudança de local, é que a Praça da Estação dispõe de banheiros, o que permitirá maior conforto para os moradores e turistas que visitarem a Apomm Permacultural.

A comissão organizadora já está pesquisando preços e buscando materiais que comporão toda a estrutura da feira, a exemplo de tendas, cadeiras, mesas e tecidos para a confecção de aventais e camisetas, que serão utilizados pelos feirantes. Outro importante ponto discutido foi a instalação de água e luz, requisitos básicos para o bom funcionamento, e posterior sucesso do evento.

A feira vai trazer à cidade produtos de excelente qualidade, além de atividades físicas, artesanato e boa música, todos feitos e produzidos com base nos conceitos da permacultura. Não esqueçam: a inauguração da Apomm Permacultural está marcada para o dia 4 de julho, às 8h, na Praça da Estação.

Renata Preza - Assessora de Comunicação da Apomm

sábado, 16 de maio de 2009

Mais uma opção de lazer em São Lourenço: Apomm Permacultural vem aí!

Em breve, habitantes e turistas de São Lourenço vão poder contar com mais uma opção de lazer e entretenimento, a Apomm Permacultural. Trata-se de uma feira organizada pela Associação de Produtores Orgânicos Montanhas da Mantiqueira (Apomm), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Lourenço, que visa disponibilizar, para os visitantes, produtos de excelente qualidade, além de atividades físicas, artesanato e boa música, todos feitos e produzidos com base nos conceitos da permacultura. Mas, afinal, o que é a permacultura?

Permacultura nada mais é do que um pacote pedagógico, idealizado pelo australiano Bill Mollison, em 1970, que consiste em realizar atividades e desenvolver produtos com o intuito de alcançar o desenvolvimento sustentável de determinada localidade, ou mesmo de todo o planeta. A permacultura constrói, ou tenta construir, ambientes produtivos, saudáveis e ecológicos. O homem que pensa “permaculturalmente” tende a se integrar aos ciclos da natureza retirando dela o que precisa para viver e devolvendo à ela o que ela necessita para se manter estável. Por estes e outros fatores é que esta feira promete ser tão importante para a cidade. Um conceito inovador que vai trazer para São Lourenço uma nova mentalidade e vai oferecer produtos saudáveis.

Representantes da Apomm realizaram, na última quarta-feira (13), na Fundação Muncipal de Cultura, uma reunião para moldar toda a estrutura da feira, desde local, até os produtos que podem ser oferecidos. Na ocasião, estiveram presentes membros da sociedade civil, além de a secretária de Cultura de São Lourenço, Bernadete Guimarães, e o secretário de Turismo, Leandro Haddad. Durante o encontro foi definido que a Apomm Permacultural será realizada, inicialmente, todos os sábados, das 8h às 14h. O local escolhido pelos organizadores foi a Praça Dr. Humberto Sanches, mais conhecida como praça da Federal, situada em frente ao supermercado Carrossel.

Dentre os principais objetivos da feira estão o oferecimento de opções de lazer cultural e educativo, na forma de atividades que incentivem o gosto dos participantes pela arte, educação, e, principalmente, pela saúde. Quem visitar a feira poderá provar deliciosos pratos preparados com produtos orgânicos, participar de aulas de ioga e tai chi chuan, comprar lindas peças confeccionadas por artesãos, além de livros. Como importante demonstração cultural, a música não poderia faltar, e ela vai se fazer presente por meio de artistas locais e de cidades próximas.

A previsão é que a Apomm Permacultural seja inaugurada no dia 4 de julho, primeiro sábado do mês. Todos estão convidados. Contamos com vocês.


Renata Preza - Assessora de Comunicação da Apomm