domingo, 28 de março de 2010

Box da APOMM no Mercado Municipal de São Lourenço: Re-inauguração no dia 16 de março de 2010!

Com a presença do Presidente do SERVTUR da Prefeitura Municipal de São Lourenço, Sidney Villamarim Cabizuca e do Diretor de Marketing do mesmo órgão, Maurício Gabriel Pereira, foi re-inaugurado no Mercado Municipal da cidade o Box da APOMM (nº 05), agora com muitas novidades: novo e ampliado horário de funcionamento, refrigerador para melhor conservação dos alimentos perecíveis, ampliação da oferta de produtos e muitas outras novidades! Confiram as fotos!

Letreiro do Box nº 05


Corte da fita pelo Presidente do SERVTUR Sidney Cabizuca e
Vice-Presidente da APOMM Hélio Brasil

Detalhe do interior do Box



"Dia de Campo" na Cidade: Espaço Dharma, São Lourenço/MG - 24.março.2010

Cuidar da Natureza só pode acontecer se cuidarmos de nós mesmos! Acreditando nestes valores da Permacultura, os associados da APOMM se reuniram no Espaço Dharma, em São Lourenço, para um dia de auto cuidado e reflexão: com a sócia Deusa Helena Leonelli, proprietária do Espaço e colaboradora da Feira Apomm Permacultural, os participantes desfrutaram de um dia que incluiu meditação, exercícios de yoga, boa alimentação, bom papo e, ao final, discutir um pouco sobre economia solidária, um dos pilares da Permacultura. Os associados Hélio Brasil e Lígia Mohallem coordenaram uma Roda de Conversa sobre o tema, apresentando alguns conceitos e reflexões que foram discutidos pelos presentes, como forma de desencadear ações tais como: adoção de uma moeda social, clubes de trocas de objetos, serviços e informações, cooperativismo, etc.. a idéia está sendo amadurecida nas ações cotidianas da APOMM. Aguardem novidades!
O grupo participante se preparando para as atividades

A terapeuta Deusa Helena em meditação com o grupo



O lanche compartilhado por todos: saúde e alegria!


A apresentação e discussão sobre Economia Solidária




segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia de Campo - Sítio Ratuna Matata/ Maria da Fé


O casal anfitrião: Maria e Roberto


Etapa 2: o arroz cozido em recipinte natural

Etapa 3: o recipiente semi-enterrado por 7 dias


Etapa 4: selecionando o EM, no 7º dia

A alegria pelo dia de aprendizado e partilha!


APOMM – Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira
Dia de Campo no Sítio Ratuna Matata / Maria da Fé - MG
24. fevereiro. 2010
Tema: EM – Microorganismos Eficientes

Objetivo:
• Enriquecer e curar a vida da terra

Etapas:
• Etapa 1: cozinhar 700g de arroz branco à moda japonesa: sem sal, sem óleo, sem temperos, na proporção de 01 medida de arroz para 02 de água.
• Etapa 2: depois de cozido, colocar o arroz em recipientes naturais (ver desenho): bambu Brasil cortado ao meio, cabaças cortadas, caixinhas de madeira; tampar os recipientes e amarrar com barbante.
• Etapa 3: colocar os recipientes semi-enterrados em local com bastante humus, folhas secas, galhos, na sombra de árvores, por 07 dias. Tomar cuidado para não ser acessível a animais silvestres – tatu, jacu e outros.
• Etapa 4: retirar o EM no 7º dia, (ao abrir e cheirar, o odor deve ser agradável) fazendo a seleção: desprezar os fungos de cores escuras (preta, marrom, cinza) e com uma colher juntar o que está bom – cores verde, rosa, vermelha, laranja, azul. Na proporção de 01 kilo de arroz, juntar 250 g de melado ou meia rapadura ralada e 250g de açúcar cristal. Juntar água o suficiente para misturar com as mãos, acrescentando no total 6 litros de água. O resultado será um líquido homogêneo de cor beje, sempre de odor agradável.
• Etapa 5: envazar os 06 litros em garrafas de 1,5 ou 2 litros, não enchendo até a boca tampando bem, deixando um espaço de mais ou menos 5 dedos para a formação de gás.
• Etapa 6: cobrir as garrafas com lona plástica ou sacos plásticos escuros,é importante proteger da luz. Abrir diariamente durante 07 dias, para retirar o gás para evitar que estourem (abrir devagar para a liberação do gás).
• Etapa 7: coar o EM para separar o líquido do sólido. O EM é o líquido resultante (a parte sólida deve ser usada na composteira), ao qual se acrescenta 01 xícara (chá) de açúcar cristal para cada garrafa, sacudindo bem. O resultado ideal do EM é um líquido de cor beje, homogêneo e de odor agradável.
• Etapa 8: nesta fase o EM está pronto para ser utilizado na diluição de 1:100 conforme a aplicação e resultado que se queira obter.

Aplicações:

Observação Importante: as vivências das pessoas com o preparo e com a aplicação do EM tem mostrado o papel da sua intuição e da sua sintonia com a Natureza, como um processo capaz de gerar os resultados esperados.

• na preparação da terra para o plantio, pulverizar o EM na diluição recomendada.
• nas plantas que não estão bem, aplicação foliar e no caule
• limpeza de reservatórios de água: embeber um tijolo com EM e colocar no fundo do mesmo.
• em currais e locais de permanência de animais, para eliminação de odores.
• em formigas cortadeiras, borrifando pequenos trechos por onde passam.
• como complemento alimentar para animais: borrifando os alimentos antes do consumo.

Maiores Informações: tel: 35 – 99717979 e email: feiraapomm@gmail.com