sábado, 16 de maio de 2009

Mais uma opção de lazer em São Lourenço: Apomm Permacultural vem aí!

Em breve, habitantes e turistas de São Lourenço vão poder contar com mais uma opção de lazer e entretenimento, a Apomm Permacultural. Trata-se de uma feira organizada pela Associação de Produtores Orgânicos Montanhas da Mantiqueira (Apomm), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Lourenço, que visa disponibilizar, para os visitantes, produtos de excelente qualidade, além de atividades físicas, artesanato e boa música, todos feitos e produzidos com base nos conceitos da permacultura. Mas, afinal, o que é a permacultura?

Permacultura nada mais é do que um pacote pedagógico, idealizado pelo australiano Bill Mollison, em 1970, que consiste em realizar atividades e desenvolver produtos com o intuito de alcançar o desenvolvimento sustentável de determinada localidade, ou mesmo de todo o planeta. A permacultura constrói, ou tenta construir, ambientes produtivos, saudáveis e ecológicos. O homem que pensa “permaculturalmente” tende a se integrar aos ciclos da natureza retirando dela o que precisa para viver e devolvendo à ela o que ela necessita para se manter estável. Por estes e outros fatores é que esta feira promete ser tão importante para a cidade. Um conceito inovador que vai trazer para São Lourenço uma nova mentalidade e vai oferecer produtos saudáveis.

Representantes da Apomm realizaram, na última quarta-feira (13), na Fundação Muncipal de Cultura, uma reunião para moldar toda a estrutura da feira, desde local, até os produtos que podem ser oferecidos. Na ocasião, estiveram presentes membros da sociedade civil, além de a secretária de Cultura de São Lourenço, Bernadete Guimarães, e o secretário de Turismo, Leandro Haddad. Durante o encontro foi definido que a Apomm Permacultural será realizada, inicialmente, todos os sábados, das 8h às 14h. O local escolhido pelos organizadores foi a Praça Dr. Humberto Sanches, mais conhecida como praça da Federal, situada em frente ao supermercado Carrossel.

Dentre os principais objetivos da feira estão o oferecimento de opções de lazer cultural e educativo, na forma de atividades que incentivem o gosto dos participantes pela arte, educação, e, principalmente, pela saúde. Quem visitar a feira poderá provar deliciosos pratos preparados com produtos orgânicos, participar de aulas de ioga e tai chi chuan, comprar lindas peças confeccionadas por artesãos, além de livros. Como importante demonstração cultural, a música não poderia faltar, e ela vai se fazer presente por meio de artistas locais e de cidades próximas.

A previsão é que a Apomm Permacultural seja inaugurada no dia 4 de julho, primeiro sábado do mês. Todos estão convidados. Contamos com vocês.


Renata Preza - Assessora de Comunicação da Apomm

2 comentários:

  1. Prezados Hélio, Ligia e Renata....
    Tenho estado ausente das reuni~/oes sobre a feira, mas espiritualmente e, DE CORAÇÃO, estou inteiramente dentro da proposta e do ideal envolvidos nessa feira. Amamhã cedo saio de viagem até atibaia(SP) para buscar plastico destinado a cultivo protegido (estufas) que já usamos em Campo Redondo... Por isso não estarei na reunião de hoje... Um grande abraço a todos.
    Germano.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ. AQUI DIZ QUE A FEIRA SERÁ NA PRAÇA DA FEDERAL E EM OUTRA PROGRAMAÇÃO QUE RECEBI, QUE SERÁ NA PRAÇADA ESTAÇÃO.
    Em qual local será a feira?

    Grata

    ResponderExcluir